sexta-feira, 20 de maio de 2011

Barra sem ônibus

| Içara Bahia | A Tarde | 19/05/2011 |

Um projeto aprovado em sessão ordinária, na Câmara Municipal de Salvador, no dia 17 deste mês, propõe uma mudança radical no sistema de transporte coletivo no bairro da Barra. Os ônibus tradicionais sairiam de cena e apenas os micro-ônibus teriam autorização a circular.

A proposta, de autoria do vereador Paulo Magalhães Jr., prevê o uso da Avenida Centenário como área de transbordo para passageiros que precisam se dirigir à Barra.

O local seria a área limite para a circulação dos ônibus tradicionais. Por lá, seria possível ter acesso aos pequenos veículos destinados ao bairro turístico, cenário de pontos como Farol da Barra e a praia do Porto da Barra, localidades bastante procuradas não apenas por turistas e visitantes, mas pelos próprios soteropolitanos.

O vereador Paulo Magalhães Jr. esclareceu que ainda não é certo. “Vai depender do prefeito”. Ele citou exemplos de cidades como o Rio de Janeiro, onde os coletivos tradicionais não circulam na orla, mas nas ruas adjacentes.

Moradores não querem ser prejudicados. “Acho que nada pode ser feito para atrapalhar a vida das pessoas”, afirmou Marize Azevedo, que mora na Barra há 31 anos.

Pretensão - Alberto Gordilho, superintendente da Transalvador, ainda não havia sido informado sobre a proposta. “Isso é uma pretensão dos moradores. Desconheço o projeto e acho que ele é de difícil execução, pois, por ali, trafegam inúmeras linhas”.

Ele disse, ainda, estar disposto a analisar a mudança no sistema de transporte com técnicos da Transalvador. Mas acredita que é complicado atender a demandas localizadas. “Inúmeros outros bairros também têm a mesma pretensão”, justifica.

Aprovado projeto que retira ônibus da Barra
http://www.atardeonline.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5725009


O arquiteto Heron Cordeiro, da Vida Brasil, comenta:

O jornal A Tarde de hoje informa que a Câmara aprovou um projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Magalhães Jr para retirada dos ônibus tradicionais da Barra (vejam artigo abaixo). De acordo com o texto só os microônibus teriam acesso às ruas da Barra. O transbordo dos ônibus que vem dos bairros seria feito na Lapa e na av. Centenário.
Pelo que nós sabemos isso implica minimamente em:
  1. grande barreira para a população pobre que necessita ir até esse bairro, por motivo de trabalho, o lazer e outros. (implicaria em fazer transbordo, aumento do tempo de deslocamento e pegar dois ônibus para chegar ao destino).
  2. Os micro-ônibus não são acessíveis para as pessoas com cadeiras de rodas, e para grande parte da população com mobilidade reduzida. Isso implica em proibição do acesso dessas pessoas á este bairro. Vai de encontro a toda legislação e política nacional de acessibilidade, e ao direito de ir e vir...
Creio que é necessário um debate com a população, especialmente as com deficiência e mobilidade reduzida.

Heron Cordeiro

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